Todo mundo que não mora aqui, vive dizendo que Brasília é o centro das decisões políticas e bla bla bla e isso me irrita um pouco! Primeiro que todos os políticos são de fora. Se você procurar um brasiliense lá, não vai achar. Ah, e pros desavisados, é BRASILIENSE, tá? Candangos foram os primeiros imigrantes que vieram construir a cidade. Eles e somente eles. Quem nasce aqui é Brasiliense!
Então, esse post é para as pessoas conhecerem um pouquinho melhor de Brasília. Da cidade mesmo, das pessoas mesmo, da cultura mesmo. E não da política que nem nossa é! Há!
- Brasília é uma cidade do interior disfarçada de metrópole. Onde você vai, você encontra alguém (s) que conhece. E você sempre tem algum amigo que conhece algum outro amigo seu.
- Os brasilienses adoram reclamar que não tem balada boa aqui, mas é mentira. Aqui tem de tudo pra todos os gostos. Talvez reclamem tanto por alguns agravantes como por exemplo o preço, o médio e pequeno porte das baladas e lógico, o fato de você sempre encontrar as mesmas pessoas - confirmando a tese acima!
- Aqui tem gente de TUDO quando é canto. TUDO mesmo! Mas os mineiros e nordestinos são maioria esmagadora. Tem bastante goiano também, mas é que eles são intrometidos mesmo.
- A frase acima exemplifica o quanto Brasilienses e goianos se amam. NADA. Há uma rixa declarada. Eles nos acham arrogantes e nós achamos eles um bando de peão. Resumindo, é isso.
- É muito fácil andar em Brasília. Tudo é ordenado por números em uma ordem lógica. Muito raramente você se perde!
- Temos fama de sermos frios. Não sei até onde isso é verdade ou generalização, mas onde há fumaça, há fogo, certo? Claro que eu me incluo fora dessa, pois sou um doce.
- Não tem prédio muito alto em Brasília. Por causa disso, preservamos a vista maravilhosa e pode perguntar pra quem já veio aqui como o pôr-do-sol é fantástico.
- O bicho que simboliza a cidade é o calango. (Até em homenagem a tal, tatuei um calango no pescoço, como vocês já - devem - saber).
- A bandeira da nossa cidade é branca, verde e amarela.
- Esse ano já tivemos 4 governadores. E só estamos em Abril.
- Tudo aqui é muito caro!
- A palavra que os jovens daqui mais falam é "Véi" sem sombra de dúvidas.
- A cidade é toda bonitinha, mas tem a rodoviária mais feia e fedorenta do Brasil e claro, o pior sistema de transporte público do mesmo.
- Brasília foi projetada para ter 500 mil habitantes e no momento estamos beirando os 3 milhões. Por isso, o trânsito está caótico, não há moradia pra todos e os hospitais estão superlotados por pessoas daqui e pessoas que vêm de fora achando que aqui o negócio tá bom.
- Nós não temos prefeitos, nem municipios. Temos administradores escolhidos pelo governador e cidades-satélites.
- Tem um infeliz chamado Joaquim Roriz que é o político com mais processos nas costas do Brasil, mas sempre que participa de uma eleição é reeleito governador de Brasília.
- É possível um brasiliense ter tantas influências regionais diferentes que solte numa mesma sentença gírias como "uai", "Sô" e "bah".
- Há uma universidade particular em cada esquina. Sem exagero. Cada dia tem uma nova. Ao passo que só temos uma Federal.
- Respiramos a atmosfera "seja concursado". Quer ganhar dinheiro? Abra um cursinho pra concurso. Todo mundo é desesperado pra ser funcionário público e se você não cogita a possibilidade você pode não ser aceito pela sociedade brasiliense. Inclusive pelos seus pais.
- A cada 5 pessoas que você conhece, 4 estudam Direito. Provavelmente 3 numa faculdade particular chamada UniCEUB. E todas irão fazer concurso público.
- É quase impossível encontrar alguém que não seja fã de Legião Urbana.
- O típico brasiliense sempre fala mal da cidade, mas odeio quando alguém faz isso
PARABÉNS, BRASÍLIA!
;)