Quote of the day

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

A importância de um porto seguro

Ontem foi aniversário da minha cunhada. Ela fez 19 anos e disse que não gostava de comemorar, mas eu insisti para que fizéssemos uma festinha pequena pra ela aqui na minha casa.

Analisando o comportamento dela, percebi o que uma base familiar pode fazer - ou não fazer - com uma pessoa. Tá, existem pessoas que realmente não gostam de comemorar. Mas isso geralmente é quando se é mais velho, não quando se é tão jovem. E outra coisa, mesmo as pessoas que não gostam de festejar, não se comportam como ela. O que eu vi ontem me deixou preocupada com o futuro dessa menina. Foram pequenas coisas que no fim podem fazer uma grande diferença. Que no fundo, escondem uma grande trauma - ou algo parecido - por trás.

Ela esperneou porque não queria que cantassem parabéns. E só quem tava aqui ontem sabe a CARA que ela fez quando resolveram forçar a barra e cantar. Na frente de todo mundo, ela fechou a cara e os olhos encheram d'água de raiva. Meu irmão já tinha comentado que ela contou que na casa dela, ninguém dá feliz aniversário pra ninguém. Ela mora com os pais e dois irmãos.

Ela é arredia, não suporta mudanças, radical até o fim, inflexível. Comecei a enxergar o que ela enxerga na minha família. Às vezes acho que estamos à beira de um colapso, mas agora vejo tudo com clareza. Eu tenho uma família de verdade. Um bando de maluco. Mas que no final, se ama muito, se entende. Meu pai nunca passa uma semana sequer sem dizer que me ama. Minha mãe nunca passa uma semana sequer sem me provar isso através de pequenas atitudes. Eu e meu irmão nunca fomos tão amigos.

Ontem, minha cunhadinha, que me parecia apenas chata, agora me parece alguém em apuros. Que precisa de ajuda urgentemente. Antes que perca a capacidade de amar, de se deixar ser amada, de deixar que alguém se aproxime para mostrar o quanto ela é especial.

Que tenhamos a capacidade de perceber o valor da nossa família. Tem gente que se tranca dentro de um abismo interior por não ter um porto seguro. Com medo de cair.

Nenhum comentário: