quarta-feira, 21 de abril de 2010

Brasília

Well, well, well, vejam só, minha Brasília amada completa 50 primaveras amanhã!
Todo mundo que não mora aqui, vive dizendo que Brasília é o centro das decisões políticas e bla bla bla e isso me irrita um pouco! Primeiro que todos os políticos são de fora. Se você procurar um brasiliense lá, não vai achar. Ah, e pros desavisados, é BRASILIENSE, tá? Candangos foram os primeiros imigrantes que vieram construir a cidade. Eles e somente eles. Quem nasce aqui é Brasiliense!
Então, esse post é para as pessoas conhecerem um pouquinho melhor de Brasília. Da cidade mesmo, das pessoas mesmo, da cultura mesmo. E não da política que nem nossa é! Há!

  • Brasília é uma cidade do interior disfarçada de metrópole. Onde você vai, você encontra alguém (s) que conhece. E você sempre tem algum amigo que conhece algum outro amigo seu.
  • Os brasilienses adoram reclamar que não tem balada boa aqui, mas é mentira. Aqui tem de tudo pra todos os gostos. Talvez reclamem tanto por alguns agravantes como por exemplo o preço, o médio e pequeno porte das baladas e lógico, o fato de você sempre encontrar as mesmas pessoas - confirmando a tese acima!
  • Aqui tem gente de TUDO quando é canto. TUDO mesmo! Mas os mineiros e nordestinos são maioria esmagadora. Tem bastante goiano também, mas é que eles são intrometidos mesmo.
  • A frase acima exemplifica o quanto Brasilienses e goianos se amam. NADA. Há uma rixa declarada. Eles nos acham arrogantes e nós achamos eles um bando de peão. Resumindo, é isso.
  • É muito fácil andar em Brasília. Tudo é ordenado por números em uma ordem lógica. Muito raramente você se perde!
  • Temos fama de sermos frios. Não sei até onde isso é verdade ou generalização, mas onde há fumaça, há fogo, certo? Claro que eu me incluo fora dessa, pois sou um doce.
  • Não tem prédio muito alto em Brasília. Por causa disso, preservamos a vista maravilhosa e pode perguntar pra quem já veio aqui como o pôr-do-sol é fantástico.
  • O bicho que simboliza a cidade é o calango. (Até em homenagem a tal, tatuei um calango no pescoço, como vocês já - devem - saber).
  • A bandeira da nossa cidade é branca, verde e amarela.
  • Esse ano já tivemos 4 governadores. E só estamos em Abril.
  • Tudo aqui é muito caro!
  • A palavra que os jovens daqui mais falam é "Véi" sem sombra de dúvidas.
  • A cidade é toda bonitinha, mas tem a rodoviária mais feia e fedorenta do Brasil e claro, o pior sistema de transporte público do mesmo.
  • Brasília foi projetada para ter 500 mil habitantes e no momento estamos beirando os 3 milhões. Por isso, o trânsito está caótico, não há moradia pra todos e os hospitais estão superlotados por pessoas daqui e pessoas que vêm de fora achando que aqui o negócio tá bom.
  • Nós não temos prefeitos, nem municipios. Temos administradores escolhidos pelo governador e cidades-satélites.
  • Tem um infeliz chamado Joaquim Roriz que é o político com mais processos nas costas do Brasil, mas sempre que participa de uma eleição é reeleito governador de Brasília.
  • É possível um brasiliense ter tantas influências regionais diferentes que solte numa mesma sentença gírias como "uai", "Sô" e "bah".
  • Há uma universidade particular em cada esquina. Sem exagero. Cada dia tem uma nova. Ao passo que só temos uma Federal.
  • Respiramos a atmosfera "seja concursado". Quer ganhar dinheiro? Abra um cursinho pra concurso. Todo mundo é desesperado pra ser funcionário público e se você não cogita a possibilidade você pode não ser aceito pela sociedade brasiliense. Inclusive pelos seus pais.
  • A cada 5 pessoas que você conhece, 4 estudam Direito. Provavelmente 3 numa faculdade particular chamada UniCEUB. E todas irão fazer concurso público.
  • É quase impossível encontrar alguém que não seja fã de Legião Urbana.
  • O típico brasiliense sempre fala mal da cidade, mas odeio quando alguém faz isso

PARABÉNS, BRASÍLIA!
;)

8 comentários:

Daniel Ludwig disse...

Bah, eu achava que vc era uma típica brasiliense ... mas depois dessa mudei de opinião. Afinal, vc é rejeitada pela sociedade brasiliense e pelos teus pais, e vc não fala mal da tua cidade .... hehehe
Parabéns pra todos os brasilienses e candangos pelos 50 anos da cidade!!

Adriana disse...

Hahhahah. Muito bom. A mistura de gírias sempre acontece, e ai de quem falar mal da cidade mesmo?!

Bárbara Freitas disse...

Brasília minha linda! É noix! hahaha
Assim... eu falo mal mermo, mas é que nem aquele lance de irmão "só a gnt pode bater nele!"! kkkkkkkkk
vc esqueceu q gnt tem a fepecs "semi-universidade distrital" e os vários campi da unb...
mas td bem! te perdoo!
vc esqueceu de mencionar que a gnt não é filho de deputado, nem de senador... nem somos vizinhas do lula!

E PARABÉNS BRASÍLIA, cinquentona e dyvah! hehehe
;)

Carol disse...

ADOREI o post! Tnho muita vontade de conhecer Brasília e lógico, já passou pela minha cabeça morrar aí pra estudar pro IRBr (quem sabe, se nao fizer mais nada da vida a nao ser estudar, em uns 50 anos eu passe, nao é mesmo?! hehe) E sim, me lembra muito Vitória, que tb é cidade pequena com cara de cidade grande. A gente diz que tem 3 pressoas: eu, vc e alguém que a gente conhece!


Bjoss!

May disse...

EU SIMPLESMENTE AMO MINHA CIDADE!!!! o por do sol é incrivel! a lua no lago é incrivel o ar é seco mas respiravel!! logico que tem os seus problemas mas que cidade nao tem!!!
adorei miga o post!!
bjuss!

Adas disse...

Ah sim... Bsb é minha! Minha ilha!
Feitos de Carne, Osso e Concreto Cru... A cidade tão espaçosa que sufoca a gente!
Vou dar uma contribuição ao "Faltou falar": que o nosso "logo alí" pode significar alguns quilômetros...

Brasília não pode ter Identidade, pois deve representar o Brasil! Mas isso já é ter Identidade demais!!!!!!

Anônimo disse...

Brasília não tem o pior sistema de tranporte público e ESTÁ MUITO LONGE DISSO! Só para você se informar um pouco!

DanyZinha disse...

Ah nao?? entao me mostra os dados!! Até onde eu sei, um transporte que custa tão caro deveria ser bom! para o preço que custa, é o pior sim!