Quote of the day

sábado, 12 de julho de 2008

A guerra dos sexos (Parte I) - Amizades

Amizade é um negócio engraçado né?! Cada um tem seu jeito de se relacionar, de escolher os amigos, mas com o passar dos anos, nos vemos afogados em um mar de lendas e esteriótipos sobre a amizade.

Por exemplo, as mulheres. As mulheres brigam por qualquer coisinha, digamos assim. Todo mundo já ouviu dizer que a amizade entre os homens é mais forte do que entre mulheres. Eu costumava concordar com isso, mas analisando sob outro ponto de vista, eu percebi que não dá pra comparar. A diferença é que as mulheres são muito mais sensíveis. Pra um homem pode não ser grande coisa o melhor amigo dele ficar com a ex, mas pra uma mulher é o fim do mundo. Assim como pros homens é uma grande coisa você pegar a irmã do seu amigo, mas pra mulher isso não tem muita importância. Os homens dizem que as mulheres têm inveja umas das outras, o que pode até ser verdade. Até certo ponto. Nós mulheres inventamos o termo "inveja boa", que significa apenas que você se sente muito feliz por sua amiga estar em tal situação ou possuir tal objeto, ao mesmo tempo que você se sente infeliz por não estar na mesma situação. É muito difícil dividir essa questão toda da amizade entre sexos. Até porque onde pesa de um lado pra um sexo, o outro sexo vem e tira um pouco de peso, em contrapartida (isso tem hífen??). As mulheres brigam com mais frequência, mas têm a capacidade de perdoar mais facilmente. Os homens não brigam muito, mas são muito leais uns com os outros (o que às vezes pode representar um problema para as mulheres). Os homens não precisam de laços tão fortes de amizade. Apenas parceiros de futebol, festas, pegação. As mulheres jamais sobreviveriam sem um ombro amigo. São muito sensíveis. Se um homem briga com um amigo, ele toca a vida. Se uma mulher briga com uma amiga, a vida pára bastante.

Eu tive uma melhor amiga por 6 anos e depois tivemos uma separação brusca. Isso mudou totalmente minha vida. Eu comecei a reagir diferentemente para as diversas situações da vida e nunca mais pude arranjar uma melhor amiga. Me fechei para as amizades. Meu coração congelou. Claro que tenho amigas ainda, mas não consigo nomear a nº1 e me abrir com elas não é tão fácil quanto costumava ser. Na verdade, desde então cada vez que sofro, geralmente é um sofrimento calado e solitário. E choro bem menos também.
Do outro lado do sexo, meu irmão já brigou com vários "melhores amigos" e nunca o vi deprimido. Ele dava de ombros como quem diz: "Ah, fazer o que né?". E tocava a vida. E quando eu via, sem fazer nenhum esforço, o amigo tava de volta. Sem mais nem menos.

E ainda tem a questão de amizade entre homem e mulher, que muitos dizem ser mentira. Meu irmão sempre diz: "amigo de mulher é cabeleireiro". O que me lembra de uma outra situação corriqueira: mulheres com amigos gays. Está na moda. Eu particularmente acho uma pena toda essa generalização, ficarmos procurando esteriótipos para homens, mulheres e gays. Amizade entre mulheres existe. Entre homens também. Entre um homem e uma mulher também. Entre mulheres e gays também. Entre gays e gays também. Amizade não tem nada a ver com sexo. Amizade tem a ver com cumplicidade, confiança, partilha, diversão. Essa guerra é uma guerra fria. E ainda bem!

3 comentários:

Babi Freitas disse...

É engraçado que eu e vc temos sentimentos bem parecidos sobre amizade, né??
a gnt descobriu isso bem cedo! Assim que nos conhecemos.

Tivemos momentos de bastante união, mas de bastante afastamento tb...mas acho que por conta da alta sintonia, a gnt se chocou mto com isso! Foi uma identificação mto rápida e depois um afastamento mto rápido e agora acho q a gnt tá no equilibrio, apesar da distancia.

Vc é uma das pouquissimas pessoas que eu posso contar pro resto da minha vida, tenho certeza! E vc sabe q é recíproco!

Amigos homens?? Quase nenhum, sou muito MP não consigo!
hahahahaha

;)

Kérow disse...

è bom saber que existem pessoas com sentimentos iguais aos meus! E o mais engraçado é que nos conhecemos tambem por essa necessidade de ter alguem com quem sempre contar. Dany amiga... vc sabe que sempre pode contar comigo e eu TENHO certeza que qlq problema vc vai me receber de braços abertos. Essa sua lista está aumentando ( ja tem Eu e Babi) e na verdade, espero que sempre lembre que aki deste lado tem alguem te admira e a distãncia faz com que tenhamos mto mais contato!

Saudades sempre!
=***

Ferds disse...

ADOREI seu blog... concordo sobre as amizades ;)
Bjooos