terça-feira, 22 de julho de 2008

Certo e Errado

Nos tempos antigos, a sociedade tinha regras implícitas e a maioria das pessoas cumpria. Hoje em dia, eu acho que as regras de antigamente viraram proibições e as proibições de antes viraram as regras de hoje. Por exemplo, ser virgem depois dos 20 é um absurdo pra maioria das pessoas. Casar virgem então, é uma utopia. E se você disser por aí que é virgem, prepare-se para ser metralhado pelo julgamento alheio. Ao contrário disso, antigamente quem não casasse virgem era apedrajado nas ruas. Por outro lado, hoje em dia uma mulher que tem 3º grau, mestrado, doutorado, que é independente, é admirada pela sociedade. Antigamente se uma mulher estudasse, a família virava motivo de chacota, visto que esse era o papel do homem.

O fato é que entra década sai década, somos bombardeados por conceitos, padrões e regras implícitas. Mas afinal, o que é certo? E o que é errado? E quem é que tem o direito de começar a ditar como devemos nos comportar? Ou como devemos falar? Ou com quem devemos nos relacionar?

Não foi uma nem duas vezes que eu perdi dias, semanas e até meses procurando uma solução para um problema, mas uma angústia me tomava por inteiro porque eu sempre estava a procurar qual seria a atitude certa. É certo magoar alguém? Não... Mas é certo se magoar também? O que é certo e o que é errado quando você não tem opções? Quando você já pensou em todas as possibilidades e ainda continua sem saber o que fazer? É errado querer arriscar o pescoço em busca do que você acha certo?

Eu acho impossível tentar impor um padrão. O mundo é louco demais pra isso. Eu e meu irmão fomos criados da mesma maneira. Entretanto, seguimos caminhos totalmente diferentes. Foi erro da minha mãe? Ou foi apenas maneiras diferentes de interpretar as regras, idéias e sentimentos? Por mais que você tente criar seus filhos de uma maneira, não espere que ele vá ignorar os próprios pensamentos, ideais e instintos por que você não concorda! As pessoas são muito individuais para aceitar qualquer coisa que alguém impôs. Axo que é por isso que a sociedade mudou tanto! Porque sempre teve alguém pra se rebelar e dizer: "Pro diabos! Eu não concordo!" e começava a espalhar as idéias que ele achava correto.

É por aí. Pensando bem, acho que não tem como saber o que é certo e o que é errado se a gente passar a vida toda pisando em ovos. O que é certo pra mim, pode ser errado pra você, e vice-versa. Se sua consciência estiver limpa, não há porque se sentir mal. Ás vezes pra descobrir a sua verdade - ou seja, o que é CERTO pra VOCÊ -, é preciso quebrar muito a cara. É preciso se magoar, magoar as pessoas que são importantes pra você... Mas isso, por mais errado que pareça, não é! Porque tudo isso é a sua corrida! São os erros em busca dos seus acertos!

2 comentários:

Bárbara Freitas disse...

Isso q é um poema que não tinha nem pé nem cabeça se transformar em alguma coisa!

beijos, meu bem!

Carol Feital disse...

MAs pra evitar que vc erre ou atpe mesmo te ajudarem a errar mais ainda existem pessoas em que voce confie , peça opiniões. MAs querendo ou não, no final das contas, voce faz oque vc acha mais coerente pra vc. NO final, é só você mesmo. Adianta não e tá mais do que certo. Temos que andar com as pernas. Caindo e levantando como diz a musica para bebados! +D