quarta-feira, 16 de julho de 2008

Verdades e mentiras

Tem uma música que eu gosto que diz que "existem pessoas que dizem o que você quer ouvir. Até mesmo em um dia nublado, elas insistem em dizer que o céu está claro". Hoje a ouvi e comecei a pensar em verdades e mentiras. Tem gente que prefere ouvir uma mentira light do que uma verdade cruel. Eu particularmente, prefiro a verdade. A não ser que a verdade seja que eu engordei uns 5 kg desde que me mudei pra cá. O que, entretanto, não precisa ser uma verdade dita porque basta olhar no espelho. E pra isso tem outra música que diz: "Algumas palavras são melhores se não ditas". O pior é que eu também não gosto de dito por não dito. Pra mim, as coisas tem que estar sempre claras.

Mas existe uma linha tênue entre uma mentira light e uma verdade cruel. Eu tenho tido alguns problemas com meus últimos namorados. Parecem que eles sempre preferem abafar o caso pra evitar uma briga, porque já conhecem o meu gênio e sabem que quando eu invoco, sai de baixo. Mas como eu sempre aviso pra eles, é pior. Porque tudo começa a acumular, a raiva vai ficando guardada, a mágoa cresce e quando explode sobra pedaço pra tudo quanto é lado. Eu acho que eu prefiro ouvir a verdade até mesmo se a verdade for "pô, fiquei com outra pessoa" ou "você canta mal" ou coisa do tipo. Eu não estou dizendo que ia ser bom escutar, mas o fato é que o tal clichê "a verdade sempre aparece" é verdade! Nem que seja muito tempo depois, a pessoa acaba descobrindo.

Qualquer tipo de relação íntima, requer confiança e honestidade. Uma mentirinha light aqui, outra ali, tudo bem, mas já vou avisando que é perigoso. Das duas, uma: ou a pessoa fica viciada em contar inverdades e/ou a outra pessoa fica muito vulnerável. Todo mundo sai perdendo. O "mentiroso" não consegue mais lidar com o fato de uma hora ter que dizer a verdade e outro não consegue lidar com o fato de ter que ouvi-la e se desespera.

Mas também tem o outro lado da moeda. Às vezes as pessoas simplesmente não aceitam a verdade. Elas não acreditam no que ouvem e começam a ficar procurando razões pra se preocupar, pra se chatear, e enlouquecem se perguntando "onde foi que eu errei?!". A verdade existe, mas nem sempre tem uma razão de ser. Meu irmão quando era menor, adorava cebola. Agora ele odeia. Essa é a verdade. Sem razão nenhuma! Minha mãe não aceitava isso no começo, mas ele não sabia explicar. No último Ídolos, a vice-campeã era humilhantemente superior à vencedora. Mas perdeu. Sem razão aparente. Fazer o que?

Nem tudo o que planejamos dá certo. Dizer "pra sempre" e "nunca" tem se tornado cada vez mais decepcionante, porque a verdade é que é difícil prever o que vai acontecer no próximo capítulo da sua vida. É difícil entender porque nós mudamos tanto de pensamentos, sentimentos e convicções. Mas eu prefiro não viver num mundo de fantasia, porque a vida é cruel. Com todo mundo. Todo mundo já se decepcionou com um amigo. Todo mundo já levou um fora. Todo mundo já entrou numa roubada. Todo mundo já tirou nota vermelha. Todo mundo já desapaixonou da pessoa certa e principalmente se apaixonou pela errada. Todos nós temos experiências e histórias pra contar. E pra ser sincera, eu, verdadeiramente, acho a verdade muito mais atraente.

6 comentários:

Daniel Ludwig disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel Ludwig disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel Ludwig disse...

Eu tb acho que a verdade deve ser dita sempre, doa a quem doer!!
É como dizem, "a mentira tem pernas curtas".

Bárbara Freitas disse...

Mentira é algo que dói qnd descoberta, mas passa! Agora o dito pelo não dito... esse sim é o grande causador de dores de cabeças intermináveis, questionamentos intergaláticos, ligações de puro rancor até as 4hrs da manhã!

Esse sim é vilão das relações, é ele que despedaça corações pq, afinal de contas, "não foi bem oq eu quis dizer"...

Carol Feital disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carol Feital disse...

Eu simplemsente acho que existem diferentes tipos de pessoas: as que preferem deixar passar e as que querem a verdade nua e crua. Ambas possuem razões para terem as suas escolhas feitas. Eu particularmente, prefiro saber da verdade mesmo o que custe o que doer, mas as vezes eu paro pra pensar que se todos soubessem de todas as verdades que existem, o mundo não seria mundo.

Por isso eu ainda agradeço por existirem pessoas que contam as coisas pela metade ou que invetam para tornarem as coisas menos reais e mto mais lights de se levar, ams é claro que tambem existem aquelas que extrapolam. Me refiro aquelas que fazem isso de maneira saudável. Como vc me conhece, eu não sou esse tipo de pessoa, estou no grupo dos que machucam mas q contam tudo, ali na hora.

Mas na verdade o que me dixa furiosa , não é nenhum dos dois. A omissão é a PIOR coisa que algum pode fazer. Omissão, pra mim é se esconder e se tem algo que eu não suporto é gente que não assume a merda que faz.